Comentário: Liberdade de Opinião. . .

 



A etimologia (origem ) da palavra opinião define diz sobre ‘aquilo que se pensa sobre um determinado assunto' ou ‘a forma de ver’ o mundo.  Já a liberdade tem a ver com a ‘condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas de forma autônoma'. Aí essa semana vimos (mais uma vez) as peças se movendo nesse tabuleiro maluco chamado brazil (com Z mesmo). 

alexandre garcia foi demitido da CNN brazil de um quadro que tem exatamente esse nome. Como jornalista ele abriu mão de exercer sua função para tornar-se uma espécie de assessor extraoficial do presidente da República.  Na mesma semana o presidente deu mais uma guinada nas suas opiniões: elogiou o ministro do STF, disse que a urna eletrônica era segura, que não tem golpe no futuro do país e que o céu é mais azul quando estamos de coração tranquilo (essa última parte chama-se ironia mesmo). 

Acontece que toda opinião precisa ser confrontada, testada, precisa receber um seguro de confiança. 

Na filosofia a opinião (Doxa) é uma ideia confusa, contrária ao conhecimento epistemológico (crítico, testado por meio de hipóteses, comprovado na realidade) e mergulhado as nossas percepções e experiências, muitas vezes, falhas. 

No mundo do “aquilo que digo e não aquilo que faço” se impõe, no reino do senso comum (conhecimento superficial) não há espaço para o dialético, o contraditório a oposição. Dito de outro modo, nem tudo aquilo que eu acredito eu posso provar. Logo, minha opinião carece de existir de verdade. 

E falando em Verdade, liberdade de opinião não pode ser confundida jamais com CRIME. Onde a opinião se encaixa quando eu digo que é pra fechar o STF, dá uma surra nos ministros, fechar o congresso nacional e trazer de volta o AI5? Aliás, defender o nazismo pode ser entendido como opinião? 

“O presidente mente”. E eu posso provar. Taí um bom exemplo de uma verdade. Comprovada diariamente. “Raça Negra é melhor do que Beatles”. Isso é uma opinião. Espalhar fake news, defender kitcovid e minimizar as ações desse governo não é jornalismo. Genocídio é crime. 


(publicado no instagram em 26 de setembro de 2021)


Comentários