Carta à Senhora Regina




Minha querida Regina. Permita-me chamá-la de querida.  Antes de mais nada, gostaria de lhe pedir encarecidamente que não coloque minha foto em um de seus posts lhe acariciando pela sua aceitação ao cargo de secretária de cultura dessa nossa tão bela e estimada nação. Não que você me conheça nem que esse anônimo rabiscador tenha alguma simplória importância ou relevância para seu cargo, seus posts ou mesmo sua figura artística nessa nação tão grandiosa.  Nosso conhecimento não é uma via de mão dupla. Posso até arrisca dizer que nossa amizade começou lá trás, nos idos dos anos 90 quando a senhora vivia pela primeira vez a Rainha da Sucata. E posso dizer que não foi tão sincero de minha parte esse primeiro contato, haja vista que eu a vi apenas no Vale a Pena Ver de Novo. Ainda assim gostava demais de sua pessoa. Mas agora, não dá mais.
O motivo pelo qual venho pedir para que a senhora evite me expor em alguns de seus posts de apoiamento é para evitar a fadiga. Não que eu esteja dizendo que quero (ou mesmo vá) ficar famoso algum dia. Nada disso. É que como temos vistos tantos artistas, atores, mandando áudios, comentando, pedindo para que você os tire de suas postagens tão intencionadas, decidi me antecipar. Imagina: to eu em casa, lendo algum gibi da Panini e recebo um a postagem sua me marcando em um de seus posts bombásticos. Aliás, seus posts estão dando mais audiência do que o Big Brother. Sim também me assustei em saber que esse programa ainda passa na Tv. E tem também a sua versão gospel, na emissora concorrente. Aquela do pastor lá! Pior ainda é saber que o BBB tomou o lugar das passagens dos ônibus nas conversas dos ônibus (o verdadeiro trending topics de quem tem que ir e voltar pra casa de ônibus nas grandes cidades).
Por esse motivo, minha cara ex-rainha da sucata é que eu lhe escrevo essa cartinha. Sim. Uma carta em plena época de posts e Big Brother Brazil para lhe pedir, com muito respeito, que NÃO COLOQUE UMA FOTO MINHA EM UM DE SEUS DESAPROVADOS POSTS. Minha cara, repare e pense que essa sua aceitação ao convite do presidente, o mesmo que acabou com o Ministério da Cultura, está muito longe da anuência, aprovação ou receptividade por seus pares e boa parte da nação. Você era tão amada quando Rainha, agora passa a ser Secretária da Sucata? Pois é isso mesmo que o nosso (infelizmente) presidente quer transformar o brazil. “De namoradinha do brazil à secretária da sucata”. Parece até título de matéria de fake news. Aliás, é assim que esse governo chegou e governa esse país, não?
Não é motivo para ficar com raiva de mim, minha cara secretária. Talvez meus três leitores mais assíduos (minha mãe, minha sobrinha e um dos meus irmãos) até fiquem com raiva de mim por não aceitar sua saída das profundezas do esquecimento para as graças e as garras da mídia especializada, para os comentários maldosos nas redes, a tiração de onda dos anônimos ou a verdadeira cobrança por seu posicionamento, como ficou claro em relação aos seus posts no Instagram. Sendo muito sincero, quando te vi naquele trio elétrico fazendo campanha pro doido do biruliru, pensei que você estava fazendo novela na rede Record. Mas não me culpe por não assistir mais TV nem querer que você coloque minha foto em um de seus polêmicos posts. Eles, aliás, só aumentarão. E eu tava pensando em cantar pra você aquela música famosa do Trio Parada Dura, mas depois que eu vi um monte de sertanejo pedindo o fim da meia entrada cultural desisti. É mais um ataque. É mais um retrocesso. É mais uma sucata. Esse governo que tá aí transforma tudo que toca em sucata. Até quem não era ou quem um dia chegou a ser. Vai por mim, Regina. Esse Vale a Pena é uma História que não vale ver.

Comentários