Jesus Perdoa o Porta dos Fundos (sem vírgula)


   


  O primeiro especial do grupo Porta dos Fundos mostrava um Jesus fazendo uma orgia. Ninguém disse nada. Ninguém nem viu. O filme, aliás, foi premiado internacionalmente, mas, como dizemos por aqui, “passou batido”. O incômodo desse ultimo especial é porque tem um Jesus gay. Sim. Jesus era Branco e hétero. Esse negócio do discípulo que "dormia com a cabeça recostada em seu peito, a quem ele chamava de discípulo amado e também foi o primeiro a vê-lo após o terceiro dia" é coisa do diabo. Maldade de sua cabeça. Incomoda também o fato de tocarem na minha religião. Na minha religião não podem mexer! Ela é sagrada. Aliás, ela é tão sagrada que se você não a seguir vai para o inferno direto. Sem direito a apelo ou defesa.

     Essa semana eu tava relendo uns documentos do arquivo público de PE sobre as milícias que os católicos organizavam para sair na rua batendo nos crentes. Depois os crentes fizeram o mesmo. Dessa vez para bater e destruir os terreiros. Mas isso foi na década de 30, 40. Século vinte. Aproveitei para reler também algumas lições da Escola Bíblica Dominical. Sim. Fui até professor. Se isso vale alguma coisa, passei a infância e parte da adolescência frequentando, meio que obrigado, uma igreja evangélica. Claro que isso não me impediu de, quando dava, assistir aos Cavaleiros do ZodíacoYuyu Hakushô ou aos filmes de mortos vivos que passavam em plena tarde no Cinema em Casa. Mas algumas coisas sempre chamaram muita atenção.

    Nunca entendi nem concordei muito com as inúmeras lições bíblicas destinadas a ‘doutrinar’ os jovens nos princípios e preceitos evangélicos. Uns que tratavam temas como aborto, sexo antes do casamento, sexo entre pessoas de um mesmo sexo, sobre pensar em sexo. Sexo. Às vezes falavam mais sobre sexo (ou a falta dele) do que outra coisa ou também falando mal dos católicos, espíritas, do candomblé (não podia faltar, claro) e das outras denominações. Sim. Porque não basta ser crente. Tem que ser crente da minha igreja. As outras não prestam e só quem vai pro céu é o povo da MINHA igreja.

   Aí eu fui ler a bíblia. Estudar seus evangelhos, me aprofundar na escatologia, na teologia, na interpretação dos mistérios divinos dado aos homens (aos homens. As mulheres "estejam caladas no templo". Aliás, O homem nasceu pra ser "cabeça. E não calda". Tá lá no novo testamento).

   Pois bem. Esse foi meu primeiro erro: seguir os caminhos de Lutero. Davi deu um jeito pra se livrar do marido de sua amante, Salomão tinha um harém com mais de mil concubinas (Cantares, por exemplo, é um livro erótico, sabia?), Deus mandou matar mulher, menino, criança, pra dar a Abrão (Abraão foi depois) uma terra prometida (que já tinha dono), além do momento mais legal de todos: quando Deus, supostamente onisciente (ou seja, sabe do passado, presente, futuro e os números da mega sena) fez uma aposta com o diabo só pra provar que ele tava certo. Coitadinho do Jó!

   Vê se pode? Aliás, O dízimo (as primícias) não precisa ser só dinheiro, não. Deus, aliás, É dono do Ouro e da Prata. Quem precisa de grana é o teu pastor, pra sustentar a amante. Você poderia ofertar ao senhor os primeiros minutos de seu dia, meditar se está sendo uma pessoa melhor, um bom filho, um bom vizinho, se está se empenhando nos estudos, devolvendo aquele troco que o dono da vende sempre devolve passando ou mesmo cedendo seu lugar (não é mais do que a sua obrigação) para os idosos e mulheres gestantes seja no trem ou no metrô. Aliás, Deus também não gosta muito quando você passa na frente dos outros nas filas dos bancos ou nas integrações lotadas em plena sexta feira de feriado.

  Depois eu comecei a perguntar do motivo pra Deus mandar um profeta comer merda de gente, só para provar que seu povo (oque ele disse que pecava por falta de conhecimento, oque ele disse que deveria se queixar de suas próprias decisões e, portanto, pensar antes de agir) por que Deus mandaria um profeta casar com uma prostituta só pra provar alguma coisa? Mais: por que Jesus não deixou nada escrito em seu nome, não criou religião nenhuma, por que tinha tanta gente mandando comprar pão fiado na padaria em seu nome, se ele não inventou nem metade dos dogmas e doutrinas que tanto diziam?




  Rapaz; na igreja as pessoas falavam mais do diabo do que em Deus.  O tal do "amar ao próximo como a ti mesmo" ou o "não julgue" só valia na hora do culto. Era um tipo de remédio encomendado para os outros. Um conselho repetido com facilidade por muitas bocas, porém, cumprido por poucos corpos.  Pois é. Você acha mesmo que Jesus estaria preocupado com um filme da netflix, Sendo que já fizeram tanta atrocidade em seu nome, tanta porcaria, tanto crime? Pior que mostrar um Jesus gay ou uma Maria que gosta de sexo foi o holocausto dos judeus ou a escravidão do negro, o massacre dos indígenas, a inquisição, a perseguição às mulheres. Advinha: tudo em nome dele! Pois é! Qual a moral que a sua fé tem para julgar por Deus, que, dizem ser onipotente e, acho, não precisa mandar recado por ninguém?

  Me pergunto: que porra que esses crentes tão assistindo na netflix? Nada a perder? O falso testemunho de um dos maiores picaretas que o povo (de Deus) já viu em nossas terras? Sabrina? Lúcifer genérico?

   Quem dera esse povo fosse ler a bíblia, nera? Quem dera o Pai Nosso e o Sermão do Monte fossem entendidos como se deve. Quem dera. . . Imagina se esse povo que tá tão indignado com um filme de 40 minutos (e um filme ruim feito essas novelas bíblicas da RecordSansão que o diga) soubesse que Jesus foi expulso de casa pela sua família por ter se decidido lutar para livrar Israel de uma ditadura? Imagina se esse povo soubesse que os mesmos a quem Jesus dedicou amor, tempo e ensino foram os mesmos que o mandaram matar, que o trocaram por um terceiro (que não tinha entrado na história)?

Imagina se esse povo soubesse que Jesus andava com gays, lésbicas, ladrões, agiotas, moradores de rua, cegos, doentes, pobres. . .

   Imagina se eles descobrirem que Jesus, ao ser condenado como bandido, afinal, só quem morria na Cruz eram os bandidos. Imagina que ele nem se quer perguntou ao ladrão que tava a seu lado o nome dele, mas o perdoou direto. Perguntou coisa nenhuma.

   "Qual é a tua igreja mesmo?" "Batista não pode!" "Testemunha de Jeová é do capeta!". Imagina. Lembram da mulher adúltera? Lembram não, né? Vocês tavam aonde? Vendo netflix num era? Falando da vida dos outros? Aumentando a lista dos que vão para o inferno? Ah! Sei.

  “Ficarão de fora os cães (não crie cachorro), os idólatras, os feiticeiros, os afeminados, os sodomitas (ainda bem que não falaram do Ibura) e todo aquele que MENTE e que pratica a mentira”! Epa! Peraí! Desse jeito não vai ninguém pro céu! Deve ser por isso que estão vendendo terrenos por Lá? Lá deve tá o maior vazio. Lá deve ser o maior deserto. Imagina quando descobrirem que o presidente só 'aceitou' Jesus pra se garantir na próxima eleição? Imagina!

   Você consegue? Jesus também. Mas ele te perdoa. Ele não liga para certas coisas. Ele também não julga. Há coisas mais importantes e muito mais urgentes pra ele fazer. Mandei um 'zap', um 'direct' pra ele agora. E ele me disse que era pra ser Sal e Luz. Falou não. Lembrou. E que ele, quando aceitou o estágio aqui, veio não para os sãos e sim para os doentes. Veio trazer vida e conhecimento. Luz. Na Real? Se Jesus voltar de novo ele tem medo de fazerem com ele o que uma vez já fizeram. Mas ainda assim ele perdoou. Ele perdoa. Perdoou até o Porta dos Fundos por fazer um filme com o nome dele sem combinar com ele. Jesus mandou a gente rir. Na moral! Na moralzinha! Jesus tá perdoando muita gente. Por isso vamos rir. "ridendo castigat mores”.



Comentários

Postar um comentário