Vai Sonhando...


Papai Noel é europeu e branco. Não gosta de preto nem de pobre (nunca foi na minha casa). Ou ele não existe ou ele se esconde. Num calor desse? Vem nada! Ele só vive em Shopping... se for em favela, ou é político em época de campanha ou palhaço de circo ( e os palhaços que me desculpem, essa é uma profissão) já Papai Noel? é nóia! A única coisa que faz é disputar com Jesus Cristo em dezembro, que também era negro e hoje é vendedor de livro. Jesus, que deve gostar mais de Zumbi dos Palmares e o 20 de Novembro do que mês de dezembro, dia 25.
Papai Noel não é meu pai e não fala minha língua. Anda de trenó e eu de busão, nem tenho bicicleta. Ele cria “rena”. rena? que danado é rena? eu crio cachorro, gato, galinha. No meu natal não vai ter peru nem “Chester”, vai ter ovo com farinha! Panetone é o meu pão de cada dia ( R$1,00 pra todos nós 6 lá em casa). Eu não quero árvore em casa, já tem 4 (dois pé de manga, uma goiabeira e um pé de banana). E eu com meu pé de moleque, divisando a rua. Lá em casa não temos lareira e sim goteira, uma para cada grito que abafamos quando é dia de tiroteio.
-"Passe aqui não meu velho!" Você vai ser roubado com suas roupas importadas e seu relógio de ouro escondido. Faça feito ano passado e todos esses outros anos anteriores, quando eu ficava acordado pra ver se você existia mesmo ou era meu pai, guardando as economias do 13º. Vá pra boa viagem! Lá eu sei que você se dá bem com suas cortinas caras, seus “ares-condicionados”, seus narizes empinados, suas roupas “granfinas” suas TVs de plasmas e suas falsidades.
Eu fico aqui! Amanhã vai ser outro dia...

Comentários

Postar um comentário