Papai Noel, Filho da Puta...





Reencontrei outro dia desses uma ótima crônica: “Natal”, de Luís Fernando Veríssimo, datada de 19/12/99, no Correio Braziliense; nele o autor ironiza certas tradições de nosso país que não são nossas, e reforça o fato de que “Natal não é uma data boa para os cronistas”, e que “tudo que havia para escrever sobre esse tema já foi escrito”, então, mesmo sem o devido patamar, gostaria de cutucar essa afirmação. Imagine observar essa estranha figura pelo verdadeiro olhar de um brasileiro.
Sempre há palavras e sobram intenções. Imagine um velhinho, vestido de vermelho, barba enorme, cara de “pinguço”, bota de policial, entrado pela CHAMINÉ para deixar presentes pagos com cartão. CHAMINÉ. E aqui no Brasil seriam muitas. O guri se comportou bem, ficou fora do trafico, mas não tem CHAMINÉ: perdeu o presente! Ele e milhares de brasileiros. Agora me consolo. O bom velhinho continua sendo muito bom mesmo! A culpa é da engenharia, da previsão do tempo. Na minha casa não tem CHAMINÉ. E na sua?
Mas vamos olhar também o lado dele: em nosso país Papai Noel seria mais um bico; o nome dele mesmo seria APOSENTADO e ele teria dificuldade para andar de ônibus ou pagar alguma conta o banco, ir no médico, sentar no metrô... ele seria mesmo é taxado de “Vagabundo”. “Vagabundo no batente dês dos 15, no país que é nossa Pátria-Mãe-Gentil”. Nas casas do Brasil faltam as benditas CHAMINÉS, mas sobram goteiras. Essas sim têm de monte. Outra coisa que não rola é as “Renas”. E agente tem isso aqui? Agente lá sabe o que é isso? Ou vêm os viadinho ou vai os cavalo mermo! Outro cuidado são os assaltos: um senhor de idade, bem vestido, com um saco de presente andando na minha favela? Só pode chamar assalto, né?
Pensando bem...sei não. Um homem entrando de noite na casa da gente pra entregar presente? Parece coisa de ladrão. E se num tem CHAMINÉ ele vai entrar por onde? Pela janela? Coisa de Urso, coisa de Ricardão! Só falta agora venderam neve pela televisão. Papai Noel no Brasil? Isso não cola não! Papai Noel, filho da Puta! Ele que vá tomar no cu...

Comentários