São Várias as Trilhas...












São várias as trilhas

Que unem os homens,

Transformam palavras,

Atrasam os bondes,

Dentro da minha

Universidade.



São tantos caminhos,

Estreitos, extensos,

Reúnem mistérios

De todos os bosques

Da minha universidade.



Diversidade.

A falta de um quase

Tudo: democracia,

As vezes, nublada, num “não”

Tornada, nas salas,

Nas ruas, nos RUs

(que faltam)

Na minha universidade.



Amigos poetas,

Luta de classe,

Lazer e cultura,

Biodiversidade,

A capital, o Sertão,

Agora o litoral

(futura interrogação)

Em minha universidade.



Criaram-se tudo:

O futuro incerto,

O diploma num sonho,

O academicismo,

A má assistência

(ou até mesmo a falta)

“Tudo dentro de uma

“Coisa só”,

Na minha universidade.



São várias as trilhas...

“O sertão vai virar

“Mar”,

O ENEM vai acabar,

A obra inaugurar

(quem sabe?)

Na minha universidade.



Os sonhos não

Estão tão atrasados,

Desenrolam, desabrocham,

Transformam-se a

Cada período,

Na minha universidade.



A curva,

Curupira,

Casinha,

Paredão

E as férias que

Não chegam nunca.



A casa do estudante

Que não sai,

O laboratório que

Não fica pronto,

A internet lenta,

O Barro-Macaxeira

E o semestre que

Nunca termina

Na minha universidade.



São várias as trilhas...

O voltar a pé ou

De carona

No sertão Pernambucano,

Na capital, o levantar cedo,

O imprensar cedo,

O voltar tarde e morto,

Nos dias da minha universidade.



São várias as trilhas...

Um mundo barulhento,

Outro silencioso

Em minha universidade.



A luta no cotidiano,

O protesto pela melhoria,

O abaixo-assinado,

A luta na classe,

O reflexo e a reflexão

De nossa sociedade,

Nas salas,

Nos corredores

Da minha universidade.



Uma formação tão

Dupla:

Social e científica,

Perto e distante

De um e de todos.

Pois, são várias

As trilhas

Que levam o mundo,

Ao mundo,

Na minha universidade.

Comentários

  1. "São várias as trilhas" é o nome de uma música do saudoso Lula Côrtes. Esse artista tem uma importância para mim, sobretudo pela forma de atuação (cantor, compositor, artista plástico, poeta, etc.). Tento colocar "algo há mais" na minha poesia; um quê de música, citações de outras fontes e mais um monte de informações nas ENTRELINHAS. Tive também a honra de ter vencido um concurso de poesia, na própria UFRPE, com esses versos simples, em 2011, do movimento pró-rural com o título de "Mosaico". É minha poesia, que não é minha, dando seus primeiros passos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário