Eu Negro





Eu Negro

Filho da lágrima

Vertida e do suor

Pisado,

Vindo dos sonhos

Da noite e do

País roubado,

Amargo, a pena

Do medo da morte,

Do medo da vida,

De tudo que vi.



Eu, Negro.

Forjado na lei do

Quilombo e do açoite,

Resistência forte,

Mandinga de Preto

Que pode,

Que sobe,

Que samba,

Que sim.



Eu,

Samba,

Batuque,

Segredos

E

Truques.

Eu Negro.

Eu tudo.



Eu,

Filho do navio

E do camburão.

Da senzala

E da favela.



Eu, perseguido

Por ser

Eu mesmo,

Reprimido

Ainda hoje,

De tarde, a noite,

Amanhã cedo.



Eu, marginalizado

E detido,

Eu quilombo

E passeata,

Protesto,grito, fala,

Eu, minha própria vez.



Destemido na luta

De classe,

Esperando o porvir.



Eu, Negro,

Balanço, balança,

Tiro de culpa, desculpas, migalhas

Pra mim?

-não.



Eu tudo.

Em tudo.

Sem ilusão.

Comentários